sábado, 16 de janeiro de 2016

ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO GOMES DE OLIVEIRA, MELANCIAS-APODI

A Escola Estadual Sebastião  Gomes de Oliveira, de Educação Infantil ,Ensino Fundamental e Ensino Médio; foi criada através do Decreto Estadual  nº. 573/93, ATO DE  CRIAÇÃO 576/93 DIÁRIO OFICIAL. 8.181 DE 31/12/93 , que ratifica os termos AUTORIZAÇÃO 413/98 DIARIO OFICIAL 9.291 DE 03/07/98 e reinaugurada após a reforma  no dia 21 de dezembro de 2001 , pelo então governado Garibaldi  Alves Filho.

Origem do nome:

A Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, de Ensino Infantil, Fundamental e Médio foi fundada no dia 04 de fevereiro  de 1980.     No entanto, o seu funcionamento se iniciou no ano de 1938, quando o Senhor Sebastião Gomes de Oliveira Filho a construiu.     Numa homenagem justa foi escolhido o nome de Sebastião  Gomes de Oliveira, mais conhecido como “Tatão Paulino” foi um homem dinâmico, agricultor, criador e comerciante. Essas atividades contribuíram para um ciclo de amizades com pessoas fortes e influentes do Município, como: correligionários de partidos políticos. Devido a essas amizades ele conseguiu a escola, que no início funcionava em sua casa, mais tarde, em 1938, com seus próprios recursos, ele construiu um pequeno prédio para a escola e a denominou como Escola Sebastião Gomes de Oliveira em homenagem ao seu pai. A partir dessa construção, ele mesmo lutou veementemente junto com a comunidade pela legalização e ampliação da escola.      Vale salientar que, toda a infra-estrutura da comunidade e todos os empreendimentos tiveram a participação constante da luta de “Tatão Paulino”. 
 
Funcionamento  e Caracterização da Escola.

A Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira está localizada no distrito de Melancias, zona rural do Município de Apodi – RN.   A escola funciona em prédio próprio;  à estrutura física compreende uma área construída de aproximadamente 410 m², sendo que essa área está ocupada por: 05 (cinco) salas de aula permanentes, 01 (um)  laboratório de informática, 02 (dois) banheiros, 01 (uma) cozinha, 01 (uma) secretaria/diretoria, 01 (uma) sala para professores, 01 (um) depósito para materiais de manutenção, 01 (um) espaço para reuniões. Na área pedagógica, a escola dispõe de 01 (uma) coordenadora e 17  professores. Com capacidade para atender ate 250 alunos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.   Atualmente a escola atende a 165 alunos distribuídos nas modalidades de Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, funcionando nos turnos: matutino vespertino e noturno. A faixa etária dos alunos é de 04 a 32 anos.   
Objetivo da escola:   A escola tem a finalidade de oferecer o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, visando assim à formação básica do cidadão mediante a compreensão do ambiente natural social do sistema político da tecnologia, das artes, além de fortalecer o processo democrático e participativo, através de discussões coletivas das avaliações e da transparência de como trabalha a equipe gestora, dos incentivos à formação de professores e sistematicamente das inovações de atividades pedagógicas que visam incentivar a aprendizagem e provocar mais impacto aos resultados obtidos, fazendo assim a diferença e o sucesso da escola.
Missão:  Os objetivos e metas da escola se direcionam para a construção do saber de acordo com a formação para o exercício da cidadania. A principal missão é formar jovens que se preocupam em dar continuidade aos seus estudos através da busca por cursos superiores e a prepará-los para vida em sociedade.

Histórico das Direções: 

De 1993  a 2006 passaram pela escola os seguintes diretores:
Francisca Ferreira da Silva
Gileane Nery
Mirtis Maria de Oliveira
Maria Edivone de Morais Gomes
Maria da Gloria Morais Gomes
Por Eleição Direta a Partir de 2007.
Francisco Damião Freire
Anazilda Fernandes Menezes
Ismael Simão da Silva
Direção atual: 
Biênio: Janeiro de 2013 a Dezembro de 2014: Diretor: Professor Ismael Simão da Silva, Vice-Diretora:Professora Anazilda Fernandes Menezes.      A gestão atual da escola foi eleita através do processo eleitoral democrático realizado em novembro  de 2012.   Esta gestão tem tentado demonstrar a realização de um trabalho democrático, realizando reuniões de caráter administrativo, pedagógico e comunitário, com a participação de todos os segmentos da escola e da comunidade.
FONTE - BLOG DA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO E APODIENSE DE CORAÇÃO